top of page

Porque você deve aprender sobre liderança

  • William Magalhães
  • 13 de out. de 2019
  • 6 min de leitura

Será que só quem precisa estudar sobre liderança são os grandes gestores, donos de companhias enormes, grandes comandantes ou o seu chefe?



Eu vou começar o artigo de hoje com esta frase com a qual me deparei esta semana do grande Flávio Augusto:


‘’Quer crescer? Aprenda sobre liderança.’’


Para quem não sabe, Flávio Augusto é um dos grandes empreendedores do Brasil, um cara multibilionário aos quarenta e poucos anos, que era uma pessoa comum do Rio de Janeiro que conseguiu montar a maior escola de inglês do Brasil. Ele realmente fez grandes negócios e hoje é uma referência em termos de empreendedorismo, e quando eu escuto alguém como ele que chegou onde muitos sonham em chegar, ou nem sonham em chegar, falar isso é melhor parar para ouvir.


Mas será que só o Flávio Augusto precisava aprender sobre liderança? Será que só eu preciso aprender sobre liderança? Não. Você também precisa. Talvez você nem tinha pensado nisso, até começar a conversar comigo, acompanhar meus vídeos ou ler meus artigos. Você nem imaginava como a liderança pode mudar a sua vida e como a liderança é importante em todos os níveis.


Para ficar mais didático eu dividi a liderança em quatro níveis e o impacto que a liderança trás sobre a sua vida.


Liderança nível um


O nível um é "Lidere a si mesmo’’.


Quando você aprende sobre liderança a primeira coisa que você vai aprender é liderar a si mesmo e liderar a si mesmo é o maior dos desafios. Quando você aprende a liderar a si mesmo as recompensas são grandiosas. A saúde melhora, você tem um relacionamento melhor, um emprego melhor e tem uma qualidade de vida na qual você consegue ser realmente bem mais feliz, tudo isso quando você aprende a se liderar.


Você aprende a liderar aquilo que entra na tua boca, você aprende a liderar aquilo que sai da sua boca, você aprende a liderar aquilo que você quer fazer. Outro exemplo, você tem muita vontade de fazer atividade física mas não consegue começar ou até mesmo se auto sabota, com a autoliderança você vai conseguir.


Com a liderança verdadeira e aprendendo da forma correta, você tem voz de comando com você mesmo, como eu tive comigo no fato de acordar as cinco horas da manha para praticar atividade física, e nessa brincadeira, digamos assim, eu eliminei dez quilos de gordura em três meses. Hoje em dia com quarenta e quatro anos, no dia em que eu estou escrevendo este artigo, eu corri onze quilômetros inteiros, tranquilo e hoje é um domingo. É, nós tiramos os domingos para escrever também, não tem problema, a liderança impactou tanto na minha vida que eu gosto tanto, e tenho esse amor em transmitir isso para vocês, que domingo também e dia.


Então, o primeiro passo, a primeira coisa que você vai conseguir com a liderança é liderar a si mesmo. Tudo aquilo que te impede de seguir, aquilo que te trava, você vai aprender a liderar, tirar, colocar e substituir por ações que vão realmente transformar a sua vida.


Liderança nível dois


O segundo nível de liderança é liderar a sua própria família.


Triste é uma família que não tem líder. Triste é uma família em que pai e mãe não conseguem liderar os filhos. Triste é uma família que como você não consegue liderá-los, e liderança é influenciar, já disse John C. Maxwell, que é um papa da liderança.


Se a sua família não tem um líder, se você não é um líder dentro de casa, e como a liderança não deixa vácuo, alguém está liderando seus filhos, alguém está influenciando seus filhos e peço eu, rezo eu, para que não seja um traficante ou bandido na rua.


Um dia uma mulher que eu vi num bairro na periferia de Fortaleza, quando eu estava trabalhando na rua, ela chorava perto do filho dela morto em um tiroteio entre facções criminosas e gritando, dizia: "- senhor, o que foi que eu fiz?’’. Não é ‘’O que você fez’’ é o que você deixou de fazer, você não se liderou, nem a você e nem o seu filho, não liderou a sua família.


Portanto, se você aprender sobre liderança, você vai se tornar um pai ou uma mãe mais assertivo, que tem mais coisas com que contribuir com os seus filhos e influenciar eles de forma positiva, a saber dizer um não, a saber dizer um sim, a saber orientar e realmente amar os seus filhos, a liderança vai fazer tudo isso.


Lembre-se liderança não deixa vácuo, então cuidado, muito cuidado, pois eu fico muito preocupado com uma casa em que eu chego e quem manda na casa é uma criança, principalmente uma criança pequenininha. Mais ou menos até cinco ou seis anos se você não mostrar quem é o líder da casa, a criança é quem vai mandar na casa. Já vi casos e mais casos que você chega na casa e vê que quem manda ali é a criança. Os adultos estão na sala assistindo TV e a criança chega e desliga a TV, ou muda o canal, é um caso clássico.


Ela cresce sem referência, sem obedecer ordens, sem saber conviver num ambiente social e essa criança vai sofrer muito já que a rua é completamente diferente lá fora.


E, este é o segundo então o segundo ponto, liderar a própria família.


Liderança nível três


O terceiro nível da liderança é a Liderança no trabalho.


Esta é a forma de liderança mais tradicional. Muitas pessoas que ensinam liderança focam muito nisso, tanto que as pessoas quando pensam em aprender sobre liderança pensam muito nisso. Porque realmente a pessoa que é um líder consegue transformar o seu ambiente de trabalho, consegue simplesmente tocar a sua empresa de uma forma grandiosa, porque a empresa é feita não só de recursos, de capital, não só de dinheiro, não só de técnica, ela é acima de tudo, feita por pessoas.


Se você sabe liderar pessoas você com certeza vai fazer a sua empresa e a sua equipe andar. E você pessoa comum que trabalha no chão da fábrica, na porta da loja, no menor escalão hierárquico da sua empresa, você já parou para pensar quanto o seu chefe ganha a mais que você? Que tal aprender sobre liderança para que você seja esse chefe que você sempre sonhou em ter?


Talvez você já tenha dito que seu chefe é chato, seu chefe isso, seu chefe aquilo, se fosse eu faria isso ou aquilo outro, então vamos lá, vamos aprender sobre liderança e transformar a sua vida e o seu trabalho, pois eu lhe digo uma coisa, você não nasceu para ser pobre você não nasceu para ser mediano, você nasceu para ser um vencedor. Não há nada de errado em se mediano se você escolheu ser isso, ser medíocre, a pessoa que vive na média, a pessoa que passa o resto da vida sendo empregado dos outros, se essa é a sua opção, fazer o que? Mas, é como o Flávio Augusto disse: ‘’se você quer crescer, tem que aprender sobre liderança.’’

Então vamos lá para o último passo:


Liderança nível quatro


Você vai liderar, influenciar o mundo a sua volta.


’Ah, agora eu vou ser o dono do mundo?’


Não. Mas a tua influência não tem limites, se você influencia positivamente a tua família, os teus amigos e subordinados no trabalho, eles vão levar uma mensagem de amor e de desenvolvimento para onde eles andarem, porque se você influencia positivamente os seus funcionários, as pessoas que trabalham contigo, eles vão voltar mais felizes para casa, na casa deles eles vão ser mais felizes, eles vão ter mais condições, você vai fazer aquela equipe se motivar, se inspirar a ter maiores resultados e maiores resultados em empresa é ter mais dinheiro no bolso e vai ter uma qualidade de vida melhor e aquelas famílias vão viver mais felizes e isso tudo partindo da tua influencia. A isso a gente chama de legado, a gente chama de influenciar o mundo a sua volta.


E eu digo uma coisa, para a nós encerrarmos, vai chegar o momento na tua vida que a única coisa que vai restar são histórias para contar. E eu, quando leio esta frase de Gerônimo Thelm, que influenciou muito a minha vida: "agora você começa a criar as histórias que terá orgulho de contar.’’, eu me sinto inspirado a fazer bem mais.


Se você, hoje, de repente se tornasse um idoso, sentasse no chão e várias crianças se sentassem a sua volta, que histórias você teria para contar? Você teria orgulho dessas histórias? Do legado que você está deixando? A liderança pode fazer isso por você e no final da sua caminhada, você vai ter orgulho da história que você vai contar e acima de tudo, os teus filhos, os teus descendentes vão falar sobre o teu nome com muito orgulho. É essa a minha busca, que as pessoas que por mim forem impactadas, elas possam no final das suas vidas tenham muitas histórias que causem orgulho para contar. Quando essa ficha caiu pra mim e que eu parei pra pensar a alguns anos que eu praticamente não tinha histórias positivas para contar, só histórias de dor, histórias até inadequadas para crianças, eu resolvi realmente mudar, porque eu quero ser um exemplo para as pessoas e eu quero impactar o mundo.

Por isso que eu acredito que você deve sim aprender o máximo possível sobre liderança, seu eu do futuo, sua família e o mundo a sua volta agradecem.

Vamos Liderar para mudar o Brasil.

e Vamoss, Forteee!!

William Magalhães.

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page